Pergunta #4499

Cumequié?
Nasturcio é a Capuchinha, da família do agrião. Gosta de lugares frios (nem dá na cidade do Rio de Janeiro facilmente), é flor comestível, tem gosto meio picante mas muitas vitaminhas. Já usei em saladas junto com a flor da abóbora, quando tinha casa em Friburgo e colhia no jardim.Também fazia sorvete de rosas, que tem mais em Friburgo que aqui no Rio, cidade.Estaremos falando de outra flor? Acho que não.
Esse NASUS TORQUERE abre meu faro não para a delicada flor,que nunca cheirei, mas uma ferramenta chamada TORQUEZ, acho que se escreve assim.Então é pq torce, de fato torce ou ajuda a torcer. Vejam só…tem tanta história envolvida nas palavras que hoje nos chegam que nem sei como se pode falar sem “sinestesiar”.
Obrigada, Vera, pelos seus comentários sobre o que lhe mandei, vc sempre tão gentil.Mas vc estudou na mesma escola do pessoal do site? Fala nadinha de si? Eu aqui feito uma boba contando coisas que as análises das palavras me inspiram a escrever; a Vera porém não dá uma deixa sobre ela. Olha que o que mando tem mais exposição, são versos e prosa, pq ela gostou e pediu que eu mandasse.Mas não me diz nada de si. Que menina misteriosa!
Vou parar de divagar, vou ficar mais devagar.

Resposta:

Ana.Maria:

Pelo que sei, esse nome de flor abrange (ou abrangia) várias espécies. Decerto uma delas é a pouco perfumada.

Exato, “torquês” vem de TORQUERE mesmo. Farofinou!

Interessante, só se pode divagar devagar, já reparou?

Origem Da Palavra