Judas Tadeu

Olá. Estou escrevendo um livro dobre o padroeiro da minha paróquia, São Judas Tadeu e, não posso deixar de tratar da etimologia do seu nome. Como considero vocês a fonte mais confiável da Internet para etimologia, eis-me aqui ousando roubar vosso precioso tempo.

1. Vocês apresentam “Judas” como “louvado”. Sendo que o nome original é “Yehudah” não seria melhor traduzir como “aquele que louva a Deus”, cujo nome seria abreviado no “Ye” inicial?

2. Seria então “Tadeu” o mesmo nome? Visto que ele é apresentado por vcs como um termo que “vem do Latim THADDAEUS, de uma palavra hebraica que significaria ‘o que louva’”. Saberiam me dizer que palavra hebraica é essa?

Qual a diferença entre os radicais que significam “louvor” e originam nomes tão diferentes como Judas e Tadeu? Viria algum deles do Aramaico ou outra língua semita?

Resposta:

Agradecemos seu elogio, mas nem sempre podemos corresponder.

Tanto que confessamos não lidar com línguas semíticas a ponto de satisfazer sua elevada curiosidade.

Origem Da Palavra