Palavra austero

Neutro

Oi tudo bem, queria saber a etimologia da palavra \”neutro\” não encontrei em sua lista

no sentido de positivo negativo “neutro”

também quero saber das palavras:

“moderado”, “contido”,” comedido” , “distinto”, “austero”.

Obrigado

Resposta:

Do Latim NEUTER, “nenhum (de dois), de NE, “não”, mais UTER, “nenhum”.

2. Do Latim modus, “medida”. Moderar vem de moderari, “dar medida a”. Primeiro esta palavra designava uma das escalas da música grega. Depois, uma melodia e um modo de cantar, de onde veio a acepção de “jeito, maneira de fazer algo”.

3. Do Latim com-, “junto” mais tenere, “segurar, manter, obter”. O verbo continere queria dizer “segurar firme, conter, rodear”.

4. Do L. COMMETIRI, “confrontar um fato com o tempo de seu acontecimento”, de COM, “junto”, mais METIRI, “medir”.

5. Do Latim DISTINGUERE, “separar, separar por meio de uma vara”, de DIS-, “à parte, para fora, o oposto”, mais STINGUERE, “cutucar, empurrar”.

6. Do L. AUSTERUS, “seco, rude”, do Grego AUSTEROS, “amargo, rude”, usado inicialmente em referência a sabores que davam uma sensação de secura na boca.  Tinha relação a AUEIN, “ressecar”.

Etimologia

Olá! Gostaria de saber a origem das palavras “vernáculo”, “indexação”, “incutidas”, “insigne” e “austero”.

Resposta:

1) Vem da expressão latina VERNACULA VOCABULA, “palavras de origem nativa, doméstica”, de VERNA, “escravo nascido em cativeiro, nativo”.

2) De “indexar”, “organizar em forma de índice”, do Latim INDEX, “dedo indicador, apontador, lista”, que gerou INDICARE, “apontar”.

3) Do L. INCUTERE, “bater, lançar contra, atirar”, de IN-, negativo, mais QUATERE, “bater”.

4) Olhe a Lista de Palavras.

5) Do L. AUSTERUS, “seco, rude”, do Grego AUSTEROS, “amargo, rude”, usado inicialmente em referência a sabores que davam uma sensação de secura na boca.  Tinha relação a AUEIN, “ressecar”.

Origem Da Palavra