Gente boa! Perdão pelo amadorismo… De onde vem o tal de “auto”, de peça de teatro?
Resposta:
Auto neste caso vem do Latim ACTUS, “movimento, ação do orador ou ator, ato de peça de teatro, de agere, “levar a, guiar, colocar em movimento” .
O que significa o sufixo “logia” de homologia
Qual a raiz da palavra “coletivo”
Qual a diferença de auto e homoion?
Resposta:
Vem do Grego logon, “palavra estudo, tratado”.
Do Latim colligere, “colher junto, reunir”, de com, “junto”, mais legere, “colher, arrancar da planta”.
Ambas vêm do Grego; a primeira tem sentido reflexivo e a outra quer dizer “semelhante, da mesma natureza”.
Olá! Gostaria de saber a etimologia desta expressão “nos autos”, usados no ramo jurídico-processual, ou, mas precisamente a origem de “autos”
Se puder me ajudar, ficarei grato!
Resposta:
Auto vem do Latim ACTUS, “movimento, ação do orador ou ator, ato de peça de teatro”.
Olá
Quero antes de tudo parabenizar todos os envolvidos nesse \”projeto saber\” do conhecimento da linguá portuguesa e agradecer pela resposta da pergunta que me foi de imensa valia…obrigado!
Fora essa fonte(site) é praticamente impossível encontrar algo disponível para consulta e estudo da etimologia, a linguá portuguesa é algo na verdade muito pouco conhecido, turva-se a clareza e objetividade com inúmeras regras gramaticais e definições que mais atrapalham que ajudam, e basta percorrer o caminho dos ramos á raiz pra entender que o sentido de tudo esta em seu principio.
Gostaria também se possível sem querer delongar-me muito se vc\’s poderiam me indicar alguns bons dicionários etimológicos, pois ja pesquisei em sebos, livrarias e internet e alem demasiadamente caros , me pareceram muitas vezes demasiadamente simplistas ou superficiais. bom é isso e sempre que tiver uma dúvida sobre o étimo de uma palavra tal como: autotelia e antinomia gostaria de contar com vc\’s…
Atenciosamente:
Michel
Resposta:
Recebemos alegres o seu elogio e, ao sermos promovidos a um Projeto Saber, resolvemos querer umas sobras governamentais.
É verdade que o material para estudar a área é bem escasso em Português. Essa é a razão para fazermos a maior parte de nossas consultas em idiomas estrangeiros.
Recentemente tivemos contato com o Dicionário Etimológico de Antônio Geraldo da Cunha e o recomendamos.
1) Feito a partir do Grego AUTÓS, “a si mesmo”, mais TELIKÓS, “relativo a um objetivo ou uma causa”.
2) Olhe em nossa lista de Palavras.