Tentei saber a origem da palavra circadiano, andei de um lado para o outro da página e quando encontrei a porta, fiquei no hall e não consegui progredir. Por que as coisas são tão difíceis? Por que não fazem o plug and play para ajudar os mentecaptos e os velhos como eu? Obrigado. Mesmo que me respondam não sei voltar a esta página.
Resposta:
Essa palavra foi feita a partir do Latim CIRCA, “ao redor de, cerca”, mais DIEM, “dia”.
Aqui somos todos meio mentecaptos e meio velhos, entendemos o seu problema. Mas o site tem possibilidades de atendê-lo.
Caro Professor: estava eu, mui posta em sossego, estudando como sempre, quando deparei-me com a definição dos ritmos circadiano, ultradiano e infradiano. Em relação ao segundo e ao terceiro, a explicação era (respectivamente) a seguinte: compreende ciclos menores de 20 h e…compreende ciclos maiores de 28h. Ora…Significando o prefixo ultra “além de” e infra “inferior, abaixo de, menos”, não deveria ser o contrário? Aguardo ansiosa por sua explicação, senão terei mais uma noite de insônia! Muito agradecida.
Resposta:
Sra. Marquesa dos Santos:
Coberta de razão em sua proposição, mas desmentida pelas definições da cronologia.
Ocorre que o “ultra”, no caso, refere-se ao número de ciclos por dia. Assim, um ritmo ultradiano se refere a fatos que ocorrem mais de (“além”) de uma vez por dia.
E os “infra” são os que se dão “abaixo” de uma vez por dia.
Destarte, o texto que a sra. leu estava correto. Esperamos que o seu sono tenha sido preservado.