Sinônimos?
Boa tarde mestres! Já fizeram a vacina da gripe? É como um ciclo vicioso: chega o inverno, a gripe aparece, a vacina é deixada de lado por muitos. OPA! Ciclo vicioso não existe! É CÍRCULO!
Minha parca compreensão da língua deixa-me furioso com essas situações. Vejam bem: na matemática, ninguém reclama do uso facultativo em ciclo/círculo trigonométrico.
Enfim, vou à dúvida: dado que círculo e ciclo tem o mesmo radical grego, não deveriam ser sinônimas? Qual será a origem real da palavra “kyklos”: a noção de repetição, que mais tarde deu nome à forma geométrica, ou o oposto? O que separa o círculo da noção de circular? (Que indagação mais trágica! Platão responderia essa com facilidade.)
OBS: consultei a lista de palavras e as definições encontradas não responderam à minha dúvida.
Grato!
Resposta:
Elas descendem da mesma avó mas não têm o mesmo significado. Como você aponta muito bem, ciclo implica em repetição, relaciona-se à dimensão tempo. E círculo trata apenas de espaço geométrico.
A origem “real” da palavra KYKLOS você já tem. Sua dúvida é entre círculo e ciclo. Sabemos que, em Inglês, a primeira entrou em circulação alguns séculos antes da outra. Certamente esse movimento foi acompanhado por outros idiomas europeus.