Palavra cortiça

cortiço

Palavras: cortiça , cortiço

“Ela é incrível, com seu vestidinho verde indefectível…Dererão, dau, dau, derenrão, dau, dau, dererão, dau, dau”. Vestido indefectível? É licença poética demais. Pensei outra coisa do vestidinho, mas tem a ver é com DEFEITO. Pouco romântico.
Então, se eu fizer uma salada mas temperar direitinho dá? Ah, tá, sou boa de tempero: aipo picado, nozes, palmito e azeitonas. Vi plantação de azeitonas e tb de cortiça em Portugal. Parecia-me que existiam azeitona verde e escura, mas a escura simplesmente… amadureceu. E a cortiça é a casca da árvore, pobrezinha, que fica pelada e tem de criar nova casca, como gringo quando chega aqui, nas praias cariocas. E CORTIÇO parece nada ter a ver com a cortiça, certo?

Resposta:

Sei não. Indefectível tem o sentido de “sempre presente, sólido, fiel, imutável”. Esqueceu que o “defeito” implicado na palavra  foi anulado pelo prefixo negativo?

Muito bem, pode mandar um galão de seu molho para saladas para nós aqui.

A azeitona verde e a escura são a mesma, apenas a última é mais experiente.

A casca da corticeira, depois de retirada, se renova. São árvores que duram muito e excelentes absorvedoras de CO² do ambiente.

Cortiço recebeu esse nome a partir das caixas que eram feitas de cortiça (do Latim CORTEX, “casca”) com a finalidade de abrigar colmeias. Daí se fez uma associação fácil de entender entre moradas frágeis.

Rolhas e cortiças

Palavras: cortiça , cortiço , pestana , rolha

Será que a tal sinergia é quando sinto gosto de leite de soja morno em algumas datas especiais? Quando a saudade de cada pessoa em particular trazem-me lembranças, locais, pensamentos e sabores únicos? Então, eu e ela nos conhecemos há longa data…

Falar de rolo trouxe à tona a ROLHA que veio acompanhada da CORTIÇA. Esta, por sua vez lembrou-me do CORTIÇO (como esquecer do livro?)

Tenho também uma curiosidade: De onde surgiu a PESTANA? Não só os cílios, mas a posição do dedo nas cordas do violão?

Laryssa tem coletivo?

Resposta:

É por aí…

1) Do Latim ROTULA, diminutivo de ROTA, “roda”, pela acepção de “objeto arredondado”.

2) Do L. CORTEX, “casca de árvore”.

3) Do anterior, pelo sentido de “morada com revestimento barato e frágil”.

4) Controversa.

Tia Odete manda dizer que espera que Laryssa e Aninha não tenham coletivo, que uma de cada já basta.

Origem Da Palavra