Descobrir e Descoberta
Olá,
Gostava de saber se obter informações acerca da origem histórica da palavra descoberta, de quando foi primeiro usada, etc. Se possível, gostaria também que alguém me pudesse dar bons conselhos acerca de recursos onde seja possível obter este tipo de informação. Recentemente, li um livro sobre a revolução científica que defendia que a palavra apareceu primeiro em português em 1492. Achei esta ideia um pouco estranha por um lado porque, 1) Portugal já andava a fazer navegações ao longo da costa de África pelo menos, desde a tomada de Ceuta em 1415; 2) pq a primeira menção da palavra ser feita por reação a um feito da coroa espanhola; 3) A carta de Pero Vaz de Caminha fala de “achamento”.
Obrigada pela ajuda!
Resposta:
Do Latim DISCOOPERIRE, “destapar”, formado por DIS-, “ação oposta”, mais COOPERIRE, “cobrir, tapar, enterrar”, por sua vez formado por COM, intensificativo, mais OPERIRE, propriamente “cobrir”.
Consta que inicialmente ela se aplicava ao ato de “delatar, expor segredos alheios”. Um de nossos dicionários diz que ela entrou em nosso vocabulário em 1789.
Não nos esqueçamos que muitas vezes um ato recebe um nome após estar sendo feito há tempo. Ou seja, as descobertas marítimas podiam se dar sem que fossem nomeadas assim, como até o sugere a palavra achamento.