Palavra foda

Origem de palavras divulgadas por e-mail

Palavras: foda , fuck , punheta

Recebi um e-mail contando a origem de 3 palavras (palavrões). Não acreditei que fosse verdade, mas fique curiosa e fui procurar. Acabei encontrando esse site, do qual gostei muito. Gostaria que, se possível, fosse feito um post sobre esse e-mail (que está sendo amplamente divulgado ) esclarecendo se há alguma verdade em seu conteúdo.

Obs.: Se o post for criado será ótimo para nós internautas, pois teremos um parecer de uma fonte confiável. E acho que será bom para este site também, pois, assim como eu, outras pessoas vão ficar curiosas e acabar vindo parar aqui, aumentando o número de visitas.

Segue cópia do texto do e-mail:
“Você sabia que antigamente, na Inglaterra, as pessoas que não fossem da família real tinham que pedir autorização ao Rei para terem relações sexuais?
Por exemplo: quando as pessoas queriam ter filhos, tinham que pedir consentimento ao Rei, que, então, ao permitir o coito, mandava entregar-lhes uma placa que deveria ser pendurada na porta de casa com a frase \’ Fornication Under Consent of the king\’ (fornicação sob consentimento do rei) = sigla F..U.C.K.., daí a origem da palavra chula FUCK. <
Já em Portugal, devido à baixa taxa de natalidade, as pessoas eram obrigadas a ter relações: ‘Fornicação Obrigatória por Despacho Administrativo’ = sigla F.O.D..A., daí a origem da palavra FODA.
Por sua vez, quem fosse solteiro ou viúvo, tinha que ter na porta a frase: ‘Processo Unilateral de Normalização Hormonal por Estimulação Temporária Auto-induzida’ = sigla P.U.N.H.E.T.A.
Vivendo e aprendendo… “<

Desde já, agradeço a atenção e aguardo um post sobre o assunto.

Resposta:

Gratos pelo elogio, inicialmente.

Quanto à sua curiosidade, veja:

1) Por ser tabu, esta palavra se apresenta confusa em suas origens. Ela teve que ser liberada para impressão após decisões judiciais do século passado (“Ulisses” em 1933, “O Amante de Lady Chatterley”, 1959). Entrou em dicionário apenas em 1965, sendo que havia uma edição  para uso escolar em que ela não figurava.

Há mais de uma sugestão para a sua origem; uma delas é que ela viria do dialetal norueguês FUKKA, “copular”, ou do  Sueco FOCKA, “copular, empurrar”.

Seja como for, trata-se de uma palavra de origem germânica, sem cognatos fora desse grupo de idiomas.

2) Esta deriva do Latim FOTUERE, “manter relações sexuais”.

3) E esta simplesmente vem de “punho”, cuja origem está em nossa Lista de Palavras.

Essas origens tais como você recebeu evidentemente não passam de piada e se destacam por recorrer a acrósticos para explicar um étimo. Aliás, no caso da última, que se fosse verdade teria certa antiguidade, como é que as autoridades poderiam falar em “normalização hormonal”, se os hormônios são uma descoberta do século XX?

Você teve um bom faro ao desconfiar.

Origem Da Palavra