Palavra fulcro

Olá, desejaria saber a origem das seguintes palavras:

“indenidade”

“fulcro”

“guisa”

No mais, sei que isto não faz parte do tema proposto pelo site, mas se possível gostaria de saber a origem da expressão: “quaestio quodlibetales”. Pois, não achei sua origem nem significado em nenhum lugar.

GRATO !

Resposta:

1) Do Latim INDEMNITAS, “salvação, asseguramento”, de INDEMNIS, “ileso, livre de danos”, de IN-, negativo, mais DAMNUM, “dano”.

2) Do Latim FULCRUM, “ponto de apoio, escora, arrimo”, derivado de FULCIRE, “apoiar, sustentar, manter”.

3) Está em nossa Lista de Palavras.

Realmente, sua última pergunta foge um tanto aos nossos propósitos. Se não fosse assim explicaríamos que essa expressão significa “questões ou assuntos em qualquer direção que se queira”.

Essas QUESTIONES eram propostas, duas vezes por ano, de forma pública e por qualquer pessoa, aos professores das universidade europeias da Alta Idade Média. Deviam ser respondidas de forma racional, como uma demonstração de que a filosofia do mestre podia enfrentar quaisquer questionamentos.

Gostaria de saber a origem das seguintes palavras:

Fulcro

Escarmento

Resignar

Estúrdio

Estouvado

Parvo

GRATÍSSIMO !

Resposta:

1) Do Latim FULCRUM, “pé de cama”, de FULCIRE, “apoiar, suportar peso”.

2) Do Germânico SKERNJAN, “caçoar, debochar”.

3) Do L. RESIGNARE, “cortar fora de uma lista, desistir, cancelar”, de RE, “contra, oposto”, mais SIGNARE, “anotar, fazer um sinal”.

4) Obscuro.

5) De “tavo”, outro nome do Latim TABANUS ou “tabão”, a mutuca. Trata-se de uma pessoa que age como se tivesse sido picada por desses insetos.

6) Do L. PARVUS, “pequeno”.

Origem Da Palavra