Palavra iambo

Formas poéticas

Palavras: elegia , glosa , haikai , iambo , troqueu , vilancico

Espero poder contar com essa fonte, para mim, quase sagrada no que tange a pesquisa da origem das nossas palavras, no desejo de conhecer a etimologia das formas poéticas: Elegia, glosa, lambo, haicai, troqueu e vilancete.

Resposta:

Opa! Viramos “quase sagrados”? Vamos começar a fazer santinhos com nossas imagens.

Do Latim ELEGIA, do Grego ELEGEIA, de ELEGOS, “poema ou canção de lamento”. Do L. GLOSSA, “palavra obsoleta ou de origem estrangeira”, do G. GLOSSA, “idioma, língua, ouvir falar”. Do L. IAMBUS, do G. IAMBOS, “pé métrico de uma sílaba sem acento seguido por uma com acento”, de IAPTEIN, “assaltar, atacar”, literalmente “colocar à frente, lançar”. Isso porque era usado para conteúdos de deboche e invectivas na Grécia clássica. Do Japonês HAIKU, encurtamento de HAIKAI NO KU, “gracejo ou divertimento no verso”, originalmente o nome das linhas iniciais de um verso improvisado e mostrando inteligência aguda. Do L. TROCHEUS, do G. TROKHAIOS (POUS), “(pé) correndo”, de TREKHEIN, “correr”, porque ele tinha um movimento rápido adequado para danças. Também dito vilancico. Do L. VILLA, “casa de campo, granja”. Era de inspiração profana, incialmente sendo chamado COPLA DE VILLANCICO, “poesia de rústicos”.

“Abobrinhas”

Palavras: ditirambo , iambo , triunfo

Hoje estou inspirada a falar “abobrinhas”! Mas quem sabe nelas não há um pouco de lógica?
UNunfo, BISunfo…. TRIunfo! Faz sentido? Sei lá! Uma vitória que para ser alcançada passa por três tentativas, etapas?? Seria essa a origem?
Ou será muuuuuita imaginação?
Em clima de páscoa, mando chocolate para todos da Redação. Aproveitem!

Resposta:

Bastante imaginação, mas com certo toque de verdade.

Essa palavra vem do Latim TRIUMPHUS, “homenagem a um general vitorioso”, derivada do Grego THRÍAMBOS, “tipo de hino a Dióniso”, que apresentava três iambos .

E esta vem de ÍAMBOS, um tipo de medida de ritmo num poema que foi de extrema importância para a literatura. Ela participa do nome de outro tipo de hino, o DYTHÍRAMBOS, que como se vê tem dois pés métricos desses.

Estão todos aqui na redação babando e esperando pelos chocolates. Ainda não chegaram.

Origem Da Palavra