Etimologia
Bom dia!
Encerrando os trabalhos de 2024:
. Mento (anatomia)
. Merinaque
. Panguar *
. Peia
. Piafé
. Pindorama
* Aqui muito provavelmente trata-se de uma gíria e sabemos (muito bem instruídos que somos pelo site!) ser difícil rastreá-las. Parecem que são palavras órfãs; intriga-nos isto!
Ainda assim, revestida de expectativa, coloquei-a na lista. E ao fazer isto, me veio à mente a marcação de uma nota lida no livro abaixo, sobre a esperança: de como agimos sob sua influência e portanto, como importa saber onde a aplicamos em nossa vida.
Eis o texto:
“Mais detestável e mais PERNICIOSA em um príncipe é a PRODIGALIDADE do que a parcimônia, PORQUE, não podendo aquela existir sem extorquir de muitos, é mais injurioso aos súditos tirar do que não dar. CONTUDO, parece que ao povo agrada mais o príncipe pródigo do que o avaro. A RAZÃO É QUE – AINDA que sejam poucos aqueles a quem o pródigo dá em relação àqueles de quem ele tira, que necessariamente são muitos como foi dito outras vezes – a ESPERANÇA tem sobre os homens UM PODER TÃO MAIOR QUE O TEMOR, que mais FACILMENTE ESPERAM estar incluídos entre os poucos a quem é dado do que entre os muitos de quem é tirado.”
Citação de Francesco Guicciardini,(Ricordi) como nota do cap. XVI do livro de Nicolau Maquiavel, O Príncipe. Edição: Martins Fontes.
Então, fortalecendo a teoria acima, cá estou a esperar o étimo de uma gíria… mesmo sabendo que podem ralhar comigo!
Muito obrigada!
Resposta:
a. Do Latim MENTUM, “queixo”.
b. É desconhecida a origem desta palavra que designa uma armação de tecido rígido que felizmente não é mais usada.
c. Continue esperando…
d. Do Latim PES, “pé”.
e. Do Francês PIAFFER, “ato de o cavalo bater com os cascos no chão”.
f. Tupi, PINDÓ-RAMA, “região das palmeiras”.
Por mais que tentemos, não conseguimos ralhar de verdade com uma pessoa como você.
Um bom 2025.