Palavra Papaver somniferum

Papaver somniferum

Ah pois é!
‘Papaver somniferum’ – esse é o nome em latim pra papoula (flor do ópio).
Olha, procurei muito antes de chegar aqui, e quando ia desistir, digitei no Google por algum etimologista brasileiro kkkkkkk (e eles me parecem escassos).
A verdade que estou pessoalmente muito curiosa sobre a origem etimológica do nome dessa planta, por assim dizer, mas partindo do latim e não do português.
Tipo porque se referiam assim pra essa planta quando viam ela e se referiam a ela dessa forma? Que mistura de outras palavras se usam pra formar esse nome?
Talvez o que eu queira saber tem mais relação com a produção do som pra constituição das palavras e forma de repassar os conhecimentos de antepassados do que a etimologia em si.
Mas se puder verificar ou compartilhar alguma informação etimológica interessante sobre. Também não sei se conseguiu me entender ou poderá ajudar. Penso que por ser um assunto bem batido mundialmente, deve haver algo melhor que eu não consegui alcançar.
Já procurei há muitos anos sobre isso, mas não sei se encontrei nada ou talvez até sonhei com algumas traduções
/ ‘sensação de sonhar com inferno’ /
/ ‘ancestrais compartilhando sono profundo’/
Hoje se procuro não encontro nada nem sobre isso aí (devo ter sonhado kkkkk).
Enfim, resolvi a tentativa já que vim parar aqui.
Fico agradecida se puder ajudar!k

Resposta:

Etimologia neste país é manga de colete.

A origem de Papaver somniferum é o Latim PAPAVER, “papoula”, que alguns associam talvez a PASCO “alimentar”.

Já SOMNIFERUM quer dizer “o que dá sono” e vem de SOMNUM, “sono” mesmo, mais o particípio passado FERUM, de FERRE, “trazer, portar”.

Mas aprenda uma coisa: esse nome não era usado nos campos de Roma por pastores e donzelas procurando palavras adequadas. Nem foi inventado por Adão e Eva no Jardim do Éden.

Ele foi criado pelo botânico sueco Carl Linnaeus em 1753.

Esperamos ter atendido a essa dúvida antiga sua.

Origem Da Palavra