Dinastias
Boa tarde professores. Vim para cá, mais uma vez, com minhas dúvidas rs rs. Origem das palavras onde, algumas, são nomes de antigas dinastias bizantinas e inglesas:
-Paleólogo;
-Bulgaróctone;
-Comneno;
-Plantageneta;
-Tudor.
Obrigado.
Obs: Sei que vocês já avisaram milhares de vezes que é muito complicado saber as origens de nomes antigos. Entretanto, minha curiosidade está grande demais e, também, não custa perguntar rs rs
Resposta:
Luís, como você sabe, não respondemos a perguntas por sobrenomes. Mas, sendo você um de nossos viciados e tão bem-educado, faremos uma exceção. Mas olhe lá, não se habitue para não nos desmoralizar..
1) Esse sobrenome, que foi usado por uma dinastia de imperadores bizantinos, tem a seguinte história, não comprovada: uma família originária de Viterbo, na Itália, acompanhou Constantino quando ele foi para Bizâncio, depois Constantinopla.
Viterbo viria do Latim VETUS VERBUM, “palavra antiga”; em Grego, PALAIOS LOGOS, o que teria formado o sobrenome.
Mas as origens da família parecem ser macedônicas, o que coloca em dúvida nossa linda história. Mas já que você insistiu…
2) Do Grego BULGAROCTONOS, “matador de búlgaros”.
3) Viria da cidade de KOMNE, na Trácia, onde a família possuía terras.
4) Viria do apelido do Conde Geoffroy d’Anjou, falecido em 1151, porque ele teria o hábito de usar um raminho de giesta (PLANTA GENISTA, em Latim) no chapéu. Mas hoje se aceita mais que se deveria ao seu hábito de mandar plantar arbustos para facilitar o crescimento das aves a serem caçadas. E há outros que dizem que o sobrenome faz parte de um conjunto que indica “geração de descendentes”.
Viu em que confusão nos meteu?
5) Derivado do G. THEODOROS. Olhe por Teodoro em nossa Lista.