Palavra quark

CAMINHÍONS

Palavras: bárion , eletrodo , méson , píon , quark

Bom dia!
Por gentileza, qual a origem das palavras:
ELETRODO
QUARK
MÉSON
BÁRION
PÍON

Grato e parabéns por este excelente site.

Resposta:

Obrigados pelo elogio.

a) Cunhada por Faraday em 1834, do Grego ELEKTRON, “âmbar”. Como esta substância, quando esfregada, produz eletricidade estática bem discernível, seu nome foi aplicado aos fenômenos elétricos através do Latim científico ELECTRICUS, “o que lembra o âmbar”; mais HODOS, “caminho, rota”.

b) Lançada em 1929 por Murray Gell-Mann, tirada de uma frase de James Joyce em um de seus livros. Ele precisava de um nome para algo que não o tinha.

c) Do G. MESOS, “meio”, pois tem massa intermediária entre o elétron e o próton.

d) Do G. BARYS, “pesado”.

e) Da letra grega PI, usada, como várias outras, para nomear um méson.

um pouquinho de física

Palavras: múon , quark

Isso tudo é muito irônico, não acham? Vejam bem: dos meus amigos, só conheço o nome de um, que é a Laryssa. Saber o nome de alguém também não quer dizer nada, né? E, Lary, andei pensando hoje um pouco e cheguei à conclusão de que atingi um limite a partir do qual não me sinto mais em condições de me decepcionar com as pessoas, ou seja, nada me surpreende mais. Estou me enganando? Por sinal, como é que você consegue ser tão… filantropa?
Para não ficar só nesse blá-blá-blá, quais são as origens de MÚON e QUARK?

Resposta:

1) Veio do nome do Méson MU (cujo nome foi tirado da letra grega MU / MY), mais uma terminação usada para partículas subatômicas, provavelmente tirada do Grego ION, “ida”, de IÉNAI, “ir”, em referência ao deslocamento dessas partículas num campo elétrico.

2) Para nomear uma partícula tão esquisita, aplicaram-lhe um nome de sentido vário tirada de FINNEGAN’S WAKE, de James Joyce.

Doravante passaremos a cobrar pelas sessões terapêuticas que estamos proporcionando.

Origem Da Palavra