Palavra relegar

Etimologia

Olá!

1. Betão (concreto)
2. Betatron
3. Relega

E para concluirmos O Albatroz, de José Geraldo Vieira:

4.”Além disso o aspecto da costa me deu a impressão NEFELIBATA (e até então não encontrada nem mesmo em certa literatura e nem em telas de imaginação) da luta da terra com as ondas…” 168

5. “… indo para os campos de SERNAMBETIBA …” 192

6. “… à espera que o oceano TÚRGIDO lhe devolvesse seus mortos …” 206

Muito obrigada,

Resposta:

a. Do Francês BÉTON, “concreto”.

b. Do Inglês BETATRON, que designa um acelerador de partículas subatômicas, de BETA, um tipo de radiação, mais -TRON, parte da palavra CICLOTRON, o acelerador em si.

c. Do Latim RELEGARE, “banir, deixar para trás”, de RE-, “para trás”, mais LEGARE, “enviar, afastar”.

d. Do Grego NEPHELIBATES, “aquele que anda ou vive nas nuvens”, de NEPHELÉ, “nuvem”, mais BATES, ‘andar”.

e. Do Tupi “lugar com muitos mexilhões”, de SERINAMBI, “tipo de molusco”, mais TYBA, “coleção, ajuntamento”.

f. Latim , TURGIDUS, “inchado, cheio, repleto”.

segundo plano

Palavras: relegar

Oie, meus jovens! Sou eu de novo, em pessoa, ao vivo e a cores! Qual é a origem de RELEGAR? Acho que só encontro esse verbo na expressão “relegar a segundo plano”… Uma pena, não é mesmo? Afinal, é uma palavra que poderia ser mais bem utilizada. Simpatizo bastante com ela. Não é tão chiquinha quanto outras, nem tão pobre como algumas. Sei lá, gostei dela… Pfff, coisa ridícula, isso, né? Gostar de uma palavra! Quanta baboseira! Querem saber de uma coisa? Gosto mais da língua portuguesa que da inglesa. Acho-a mais completa, não sei, com mais formas de construção sintática. Inglês se restringe muito aos chamados “collocations” e “phrasal verbs”, além de não derivar diretamente do latim, mas isso, é evidente, não é problema algum. Não é a derivação que torna a língua bonita; sabe-se lá o que é.

Resposta:

Ela vem do Latim RELEGARE, “banir, dispensar, demitir”, de RE, “para trás”, mais LEGARE, “enviar com uma finalidade, com uma missão”.

O verbo tem mais usos do que o dessa expressão.

E não é nada ridículo gostar de uma palavra, bem como detestar algumas. Aqui na Redação já fizemos concursos sobre isso, até.

Acho que o que torna a língua bonita são os ouvidos da gente.

Origem Da Palavra