Muito bom dia!
1.”_ ROBACCIA! [Coisa ordinária].” 22
2.”… e a ópera SALDUNES no Lírico.” 53
3.”Depois que Maurício veio morar com eles, aquilo deixou as características de “SAPUCAIA” (conforme dizia Artur referindo-se aos cômodos atulhados de cacarecos) e passou a ser “célula mater” …” 59
4.”Fiz-lhe ver que há responsáveis e instigadores SUB-REPTÍCIOS da Resistência de Canudos… Sim, os monarquistas! Perfeitamente. Esse café vem ou não vem?” 22
5 e 6. “_Patachos, SUMACAS, TAFOREIAS.” 14
O Albatroz, José Geraldo Vieira
Muito obrigada!
Nota: O primeiro envio foi sem a identificação do livro de onde saíram as consultas! Desculpem-me! São os novos ares quentes da primavera às portas… que nos desafiam nas horas de concentração! A cadeira esquenta…
Isso me fez lembrar uma reportagem lida! A fala do visitante Einstein, há cem anos, sobre o Brasil, numa escala no Rio de Janeiro: “quente e úmido demais para se efetuar qualquer trabalho intelectual.”
Resposta:
a. Do Italiano ROBA, “refugo, inutilidade, porcaria”.
b. Do Latim SOLDURIOS, “guardiões de um chefe gaulês” que, para manter a união, lutavam contra os inimigos acorrentados entre si.
c. Do Tupi IASAPUKA’Í, que significa “fruto que faz saltar o olho”, por característica física do fruto.
d. Do Latim SUBREPTICIUS, “obtido de forma fraudulenta”.
e. Sumaca vem do Neerlandês SMAK, tipo de embarcação a vela.
Taforeia é do Árabe TAIFURIA, significando um barco que era usado no transporte de cavalos ou como navio de guerra.
Boa tarde,
Gostaria de saber a origem da palavra \\\”sub-repticiamente\\\”!
Obrigado,
Felipe.
Resposta:
Ela vem do Latim SURREPTICIUS, “furtado, obtido clandestinamente, furtivo”, de SURREPTUS, particípio passado de SURRIPERE, formada por SUB-, “de baixo”, portanto “secretamente”, mais , RAPERE, “pegar, agarrar num movimento brusco”.
Fiz uma pergunta a pouquíssimo tempo, porém, logo fui acometido de uma dúvida bastante perturbadora e após exauridos todos os meios de pesquisa ao meu alcance, recorro mais uma vez a vocês.
Ok, superado o retro drama, vamos a pergunta:
Fiquei extremamente curioso para saber a origem do termo \”sub-reptício\” (ou subreptício – encontrei das duas formas), pois, conjecturando, formaria-se pela junção do prefixo sub-, com o termo \”reptício\” que adviria de réptil, manifestando assim a qualidade de \”rastejar por baixo\”. Desta forma, se meus pensamentos estiverem corretos, não consigo vislumbrar um nexo claro entre esta conceituação literal com o significado que se dá hodiernamente ao termo, de algo \”dissimulado\” escondido\” fraudulento\”.
Ademais, apenas variando o prefixo, gostaria de saber também a origem dos termos:
\”ob-reptício\”
\”ab-reptício\”
\”ereptício\”
\”supositício\”
GRATO !
Resposta:
O drama está bom, já pensou em escrever peças de teatro?
O correto é escrever “sub-reptício”. Esta palavra vem do Latim SUBREPTITIUS, de SUBRIPERE, “roubar, subtrair de alguém”, formada por SUB, “abaixo”, mais RAPERE, “apossar-se de, pegar, tomar”. Não vem de “réptil”, que deriva do verbo REPERE, “rastejar”. Quanto às demais:
1) Prefixo AB-, “movimento de afastar”, com o significado de “afastado, raptado”, resultando em “possuído pelo demônio”.
2) O prefixo é OB-, “à frente”, mais “-reptício”: é o que foi obtido por ardil, astucioso, proposital.
3) Não encontramos; fale mais sobre seu significado.
4) Do L. SUPPOSITIUS, “colocado em lugar de outro, substituto”. O prefixo é SUB, o resto tem outra origem: é POSITUS, “colocado, posto em”, particípio passado de PONERE, “botar, colocar”.