Palavra terapeuta

consulta

Palavras: terapeuta , terapia

Professor, estamos iniciando uma nova sistemática de trabalho dirigida aos indivíduos que apresentam um tipo específico de autismo e ou comportamento autístico
esse tipo de atendimento envolverá pedagogos e terapeutas (fisio, fono, psico, t.o, médico) sendo que os pedagogos executarão o trabalho direto e as orientações à família com auxílio dos demais profissionais e baseados em sua própria ciência.
Me ocorreu o termo “pedagopêutico” que evidentemente seria uma palavra nova para a nova situação que viveremos.
Minha dúvidas:
Essa palavra se analisarmos suas origens, define (mesmo sendo inventada) a situação que ocorrerá?
Se houver a remota possibilidade de utilizar tal palavra, então estaríamos praticando “pedagopia”?
E os nossoa assistidos seriam os pedagopentes ou pedagoentes (tipo pacientes de uma pedagogia)? Acredito que as minhas perguntas possam lhe parecer ridícula, mas, gostei do que inventei, e talvez eu possa utilizar esses termos mesmo que a nível de nossas relações de trabalho imediatas.
Será que o senhor pode me aconselhar ou definir ou esclarecer ?

Resposta:

Vamos por partes:

Primeiro, olhe a origem de “pedagogo” na Lista de Palavras.

Quanto a “terapeuta”, vem do Grego THERAPEIA, “ato de curar, de restabelecer”, de THERAPEUEIN, “curar, fazer tratamento médico”, literalmente “tomar conta de, atender, fazer serviços”, de THERAPON, “servente, aquele que atende alguém”.

Agora veja bem: no caso de “Pedagopia”, teríamos a maior parte de “pedagogo” e uma parte final de “terapia” totalmente sem significação.

A pergunta não é ridícula (ridículo é não perguntar!) e você teve um ato criativo.

Mas esse assunto de inventar palavras é perigoso, ainda mais se elas vão ser feitas a partir de palavras que em si já são derivadas.

Em resumo, pensando tecnicamente sobre a matéria, nossa impressão é de não recomendar que seja feito isso (até porque vocês vão ter que explicar de que se trata a cada vez que usarem as novas palavras).

Mas isso é apenas nossa opinião, não queremos interferir no seu entusiasmo.

Origem Da Palavra