Palavra terminações em Latim

Terminações

Olá,
tenho dúvida quanto às terminações de algumas palavras: fortia ou fortis (força)? Honor ou honos (honra)?
Obrigada. Parabéns pelo site.

Resposta:

Gratos pelo parabéns.

Quanto à sua pergunta, você mexeu num vespeiro. O Latim é um idioma de inflexões; isso significa que a função gramatical das palavras é dada pela sílaba final.  O desleixo com a pronúncia desta foi o que levou ao surgimento de nossas preposições e conjunções; de outra forma as frases não fariam sentido.

Por exemplo, “a flor” (singular) como sujeito de uma frase, se diz FLOS. Já para dar a ideia de posse, se diz FLORIS (“da flor”). Para se dizer “à flor”, é FLORI.

Em compensação, as frases em Latim podiam ser usadas com as palavras em qualquer ordem, pois esta já era expressa pelas terminações.

Assim, PAULUS AMAT PETRUM, PETRUM AMAT PAULUS, AMAT PAULUS PETRUM, PETRUM PAULUS AMAT, todas queriam dizer que Paulo, sujeito, gosta de Pedro, objeto e podiam ser entendidas de qualquer maneira que fossem ditas.

São 5 declinações com 6 casos desses para cada uma no singular e os mesmos no plural. Para piorar as coisas, as terminações muitas vezes são as mesmas em casos diferentes.

As palavras em Português derivaram todas do caso Acusativo, o do objeto direto. Mas a gente aqui mostra como origem o caso Nominativo, o do sujeito, como é hábito no trato etimológico.

Para completar: HONOS é o mesmo que HONOR.

E “força” se dizia  VIGOR, ROBUR ou VIS, não FORTIA.

A coisa é mais complicada do que parece…

Origem Da Palavra