…
Gostaria de ser esclarecido sobre algo: A origem do sufixo “eiro” vem de algo relacinado com alguma profissão, como “aquele que trabalha em algum lugar”… ? ! ?
Pois, nota-se que este sufixo presente na palavra “brasileiro” não é encontrado no indicador de nacionalidade de nenhum outro país, ou lugar… Exceto, na região de Minas Gerais, caracterizando o “mineiro”, parecendo assim ser relacionado com alguem que trabalha em algum lugar, pois mineiro “que trabalha na região das minas”, brasileiro “que trabalha no Brasil”.
Procede esta conjectura ? ! ?
Nomais, gostaria também (para não perder o costume rs) a origem dos seguintes termos:
Prosélito
e
Sectário
GRATO !
Resposta:
1) Esse sufixo deriva do latino -ARIUS, que se usa para formar palavras que dão ideia de “profissão”, de “gentílico”, de “recipiente” e outras. Mas sua observação é muito pertinente: está aberta a temporada de caça a outros gentílicos (nomes usados para definir origem) que terminem em “-eiro”.
2) Do Latim PROSELYTUS, do Grego PROSELYTOS, “convertido, recém-chegado (à religião judaica)”, de PROSERKHESTHAI, “aproximar, trazer para perto”. formado por PROTI, “em direção a”, mais ELEUSESTHAI, “estar por vir”.
3) Do L. SECTA, “algo a ser seguido, caminho, curso de conduta”, de SEQUI, “seguir”.