!!!
Para Sérgio Luís de Carvalho, de Sintra – Portugal: que lindo lugar é Sintra! Lembra ruelas de Montmartre, aqui de Santa Teresa, de Quebec e de outros lugares onde se podem ver beleza, arte, Vida, tudo espremido em ruelas, em largos espaços com hera, em cores que ficarão na lembrança para sempre!
Então a Diaconisa aqui deve estar sendo lida, nos seus pitacos de Emília, lá pras bandas de além mar! Quanta exclamação!!
Mestre: AVACALHAR vem de vaca, mesmo? Absurdo! Pobre vaca, tudo nela se aproveita menos o berro; no entanto usam-na para ofensas. Não só os vegetarianos, acho até que eles não! Bichos são avacalhados desmerecidamente (tirando os répteis)! Então espinafrar viria de espinafre, pobre Popeye!
E não abusando, poderia me dizer como foi criada a distância etimológica entre gato e felino? Bem… quase tudo pode ter dois nomes no seu original, deve ser bobagem o que pergunto. E não me mande procurar pq a lista de palavras já dá um dicionário, quase: como decorar??
Boa semana para todos, morangos para Tia Odete!
Resposta:
Sintra é um sonho.
E avacalhar vem de vaca, sim. O ser humano é ingrato: nomes de seres que tanto o servem como cão, boi e vaca viram desaforo.
Coisa parecida ocorre com o espinafre.
Felino vem do Latim FELINUS, “relativo a FELES”, palavra usada para denominar “gato, gato selvagem, marta”. Pois é, eles não estavam muito criativos naquela época.
E gato veio do L. CATTUS, também “gato, gato selvagem”, que acabou substituindo FELES no uso geral.
Na verdade, se você quisesse agradar à Tia Odete já poderia ter decorado a Lista de Palavras. Mas ela se contenta com os morangos por ora.