A palavra meia
Porque a palavra meia tem tantos significados diferentes? Com efeito, na realidade, meia significa metade, mas também pode ser vestimenta para o pé; ou a cifra 6 quando se enuncia um número de telefone, ou vale trinta minutos quando se fala de hora etc… Qual é a origem etimológica destas expressões?
Resposta:
“Peça de roupa para o pé”: os romanos, na época clássica, não usavam calças nem sapatos fechados. Os germanos e francos, que viviam em clima mais frio, é que os ensinaram a usar peças de pano que iam até os joelhos. Os romanos as chamaram de calceum, mantendo o mesmo nome que davam aos sapatos
Estas meias chamadas calceum acabaram sendo encompridadas para cima e chegaram até à cintura, sem mudar de nome.
Lá pelas tantas, achou-se mais razoável cortar fora a parte do pé, que sujava mais do que o resto, e deixar a peça de roupa indo da cintura até os tornozelos. Aí está a origem das nossas calças.
Quanto à parte que cobria os pés, ela passou a ser chamada de “meia”, pois antes era uma parte da calça. Claro que não chegava a ser metade dela, mas vamos deixar isso para lá.
“Seis”: para evitar a confusão entre as pronúncias de seis e três se passou a usar meia dúzia, logo encurtado para meia.
“Trinta minutos”: meia aqui quer dizer “metade de uma hora”.