A questão intitulada Origem, neste site:

Porque se fala “fê” no lugar de efe, se diz “gue” em vez de gê , me em vez de eme etc. Usado essas fonéticas no Nordeste. Qual a origem ?
questão einviada por:
Ivan Luzia tachard | Salvador, BA
12 de fevereiro de 2017.
Como vocês não compreenderam o questionamento de Ivan Luzia, e como é um assunto no qual já estive meditando, gostaria de arriscar uma resposta:
Nasci e fui criada no RJ, onde algumas letras do alfabeto têm duas sílabas em seu ‘nome’ eme = M, ene = N, efe=F e há o ge = G que se diferencia do jota.
Pois bem, talvez para facilitar a aprendizagem das crianças ou por outro motivo que desconheço por completo, no nordeste ensina-se que o nome da letra N é ne, M é me, e G é gue, diferente do sudeste ou do resto do Brasil. Pensei sobre o assunto e cheguei a seguinte conclusão: As letras N, M que podem iniciar ou acabar uma sílaba = Maria ou Mandam; a legra F já teve o mesmo uso, ainda corrente em outras línguas europeias: Joseph ou Josef, são letras que demonstram este duplo uso. No caso do G, que é pronunciado gue por aquelas paragens, acho que é para diferenciar do jota e facilitar a compreensão dos iniciantes no alfabeto. Espero ter-me feito compreender, pois estou com preguiça de reler o texto.

Resposta:

Graças à sua intervenção, conseguimos entender a dúvida inicial. Os dicionários mostram que essas letras podem ser chamadas de uma ou outra maneira. Mas não sabemos a causa da diferença entre regiões.

Origem Da Palavra