Agradecimento e Curiosidade

Gostaria de AGRADECER IMENSAMENTE pela contribuição que estão me ofertando e que multiplico com meus alunos da Neurall. Através do site de vocês, pude aumentar e principalmente adequar meus repertório. Vou seguir fazendo, porque o caminho é bem longo. è um imenso prazer saber o significado correto das palavras. MUITO OBRIGADA!
Por gentileza, partindo do pressuposto que para não ser analfabeta funcional tenho que conhecer e articular a tríade: signo, significado e referente, minha curiosidade é no sentido de por qual ou quais motivos os dicionários “comuns” (Aurélio, Google,..) tem significados tão díspares, para não dizer seccionados. Por que temos tantas fontes, sendo que as mais acessíveis estão tão diferentes da origem das palavras?
Agradeço imensamente se puderem me auxiliar, quem nasceu primeiro o dicionário etimológico ou o “comum”?
Gratidão IMENSA

Resposta:

E nós ficamos imensamente gratos ao ver que nossa atividade tem sido útil para tanta gente.

Mas atente: aqui não lidamos com os significados das palavras e sim com as origens. Não saberíamos dizer nada sobre o que é apresentado nos dicionários. Apenas lembre que as palavras são seres vivos e que podem apresentar múltiplas facetas a serem escolhidas para a comunicação.

As palavras atuais são o resultado de um processo de evolução muito longo, apresentando-se às vezes bem diferentes da que as gerou.

O primeiro dicionário em Português é o de Bluteau (1712>). Os etimológicos vieram bem depois.

Origem Da Palavra