calcanhares na Grécia

Palavras: espancar

Estou com algo entalado na garganta: como vocês não foram gentis o suficiente para explicarem a um “cliente” a célebre origem da expressão – sim, sim, o território não é de vocês – calcanhar de Aquiles, faço eu a minha parte (não me espanquem!). Aquiles, na mitologia grega, era filho de Peleu e Tétis. Sua mãe, a fim de imortalizá-lo, passou em seu corpo ambrosia e o deixou sobre o fogo, para depois mergulhá-lo no rio Estige, “cujas águas deveriam fazê-lo invulnerável”. No entanto, “ao submergi-lo, segurou-o por um calcanhar que, desta forma, não foi tocado pela água e ficou sendo o único ponto vulnerável do herói” (Dicionário de Mitologia Greco-Romana. 2a ed. Abril Cultura, 1976). Daí a noção de calcanhar de Aquiles significar o ponto fraco de alguém. E de onde vem ESPANCAR?

P.S.: a bibliografia não está no formato ABNT (não sei fazer isso direito).

Resposta:

Essa história é conhecidissima. Agradecemos por ter colaborado conosco.

Mas lembramos que, não dispondo de material adequado para consulta sobre o assunto (não existindo, aliás), optamos por não responder a nenhuma pergunta  sobre expressões.

Mas Faustim tem um pendor para se afastar das regras!

Espancar viria de EX, “para fora”, mais PALANCA, “alavanca”, ferramenta que sempre pode ser útil para certas atividades não-previstas.

Origem Da Palavra