Curiosidade/dúvida sobre palavras de origem expressiva

Qual o esquema ou macete usado para se saber quando uma palavra é de origem expressiva e quando ela é, “simplesmente”, de origem obscura?

Aproveitando o ensejo: muitas das palavras, popularmente utilizadas nos dias atuais, surgiram no grego, no latim e no hebraico… daí, como elas, normalmente, não possuem etimologias antes disso, significa que esses povos criavam os termos do nada?

Por favor, muitíssimo obrigado e um grande abraço!

Resposta:

Não há macete nem fórmula alguma. O que vale é a experiência no uso de uma palavra e, ademais, consultar a origem para ver se ela está registrada e explicada.

Sua impressão sobre as origens dos idiomas deixa a desejar. Eles não vieram do Latim, Grego e Hebraico. Evidentemente elas começaram muito antes, com representações de diversos tipos.

Mas a Etimologia lida com idiomas que apresentam alfabetos, isto é, sinais que representam um único som.

O Proto-Sinaítico, o Fenício, o Etrusco, se encontram nas origens de vários idiomas europeus, mas eram escritas ainda incompletas.

Os etimologistas, essa raça tão estranha, não tinham sido inventados ainda e só podem lidar com origens de palavras escritas.

Palavras expressivas são aquelas inventadas para preencher uma frase enquanto procuramos o termo certo. Muitas vezes elas são acrescentadas ao idioma por soarem bem, de certa forma.

Origem Da Palavra