Dúvidas
Mais uma vez venho perguntar sobre prefixos. O prefixo ad sempre significa \”junto a\”? E mais uma dúvida: as palavras prudência e profecia têm alguma semelhança no significado, mas não têm extamente a mesma origem. Isso é comum ou esse é um caso a parte?
Quero agradecer e parabenizar o site pelo exelente trabalho. Vocês pensam em lançar um livro sobre etimologia? Gostaria que, se possível, vocês indicassem um bom dicionário de etimologia porque o assunto é fascinante. Eu estudo Pedagogia e quero me especializar em Filosofia da Educação e o site é uma grande ajuda na pesquisa. Obrigada pela atenção.
Resposta:
Fã de prefixos, hein?
AD pode ser usado para dar a ideia de “a, junto a, para, ante, até, por, limite, resultado de uma ação, adição, proximidade, determinação de lugar e tempo, finalidade, comparação, oposição, conformidade” e outras.
Portanto, deve-se entender que lidar com esta matéria é muito mais complexo do que montar um jogo de Lego onde cada tipo de peça tem um só aspecto.
Prudência e Profecia têm em comum apenas o fato de se referirem ao futuro. Deve haver muitos casos assim.
Agradecemos muito o seu elogio, mas achamos que já lançamos um livro pela Internet, que é este site, e que alcança muito mais gente do que um livro que precisaria ser comprado. Em todo caso, nada é impossível.
Quanto a dicionários, entre em nossa Lista de Palavras e olhe o verbete bibliografia.