Dúvidas e origens
Vi num livro que o sufixo TROPÉE (como no final da palavra psicotrópico), vem do grego e significa “que busca”. Gostaria de saber se essa etimologia está certa, porque já li em dicionários que esse sufixo vem do grego TRÓPOS e significa “direção, feição, maneira”. Assim, qual das duas definições está certa: “que busca” ou “direção”?
Além disso, também tenho curiosidade em saber qual a origem da palavra EPISTASIA e, se possível, também a sua relação com seu significado em biologia, porque já procurei e ela vem do grego EPÍ, “em cima, muito perto”, mais STÁSIS, “ação de pôr em pé, estabilidade, fixidez”, mas essa palavra significa “situação na qual a expressão de um gene depende da ação de outro gene que não um de seus alelos” (Houaiss). Eu sei que o papel de vocês não é de dar o significado, mas sim a etimologia, e por isso recorro a vocês para fazer uma associação entre os dois (etimologia e significado).
Também tenho dúvidas quanto à origem da palavra PLEIOTROPIA.
Desde já, dou-me por intensamente agradecida.
Resposta:
TROPÉE não pertence ao Português, mas aparentemente ao Francês; sem saber a que palavra pertence não poderemos nos manifestar.
Realmente, nós lidamos a custo com as origens das palavras; não temos condições de falar com autoridade sobre as circunstâncias em que elas foram montadas e seu uso técnico.
Pleotropia se fez a partir do Grego PLEION, plural de POLYS, “muito”, mais TROPEIN, “virar, fazer virar”.