Esclarecimento

Boa noite,

Primeiramente, desejo apontar o meu enorme apreço pelo trabalho que vocês realizam, o qual sigo e utilizo (embora atualmente com menos assiduidade do que antes) desde muito novo (como é possível constatar no registro do site – lembro que, há muitos anos, beirando a adolescência, quando o havia conhecido, postei um comentário comparando as possibilidades do site a um “parque de diversões”).

Infelizmente, o enorme trabalho que vocês realizam aqui (apesar de ter um grande alcance), ainda não tomou o vulto que merece ter (sendo este site, e falo sem medo de errar, a melhor ferramenta de consulta etimológica em língua portuguesa).

Visualizando a lista de palavras, me deparei com a resposta da etimologia da palavra “denegrir” (no qual concordo plenamente com a crítica que é feita à associação pejorativa incabivelmente recorrente em nossos tempos – em que a sobriedade é lançada às favas por critérios sem sustento na razão).

Fiquei apenas curioso quanto a uma questão: é dito na resposta que o ingresso da palavra em nosso vernáculo se deu no século xv. É possível (tenho grande interesse por este tipo de assunto) me passar a ocasião/o contexto, ou alguma informação acerca para que eu possa pesquisar sobre?!

Mais uma vez, grato!

Resposta:

Caro Eliseu, aqui nos lembramos da sua comparação com um parque de diversões. Suas palavras muito nos honram. Sentimo-nos alegres por tê-lo acompanhado ao longo de tanto tempo.

Pelo que sabemos, a informação sobre a datação da palavra deve ter sido retirada do Dicionário Houaiss eletrônico. Mas o disco que temos dele venceu e estamos sem condições de comprar outro, pois ele só é vendido junto com o livro em papel, que sai caro prá chuchu…

Ficamos em dívida.

Origem Da Palavra