Etimologia

Prezados,
Voltei com mais uma coincidência (eu acho, rsrs).

Nesta parte da leitura: “Detesto gin, pois suas associações são opressivas e venenosas; mas mesmo que fosse um abstêmio, ainda gostaria de ver o vinho tinto na mesa.” Vim consultar “gin” (no livro com “n”) e achei gim na LDP e, lendo sua etimologia, encontro a junípero, respondida em 01.02.26 como origem incerta (Frei Junípero)

Indo à procura de mais um pouco desta palavra e lendo alguns artigos, apostaria que o nome do Frei seja o mesmo da planta junípero/zimbro, pelo gracejo de São Francisco, citado no primeiro parágrafo na Wikipédia: “Em 1210, ele foi recebido na ordem dos Franciscanos pelo próprio São Francisco. “Quisera o Senhor, meus irmãos, que eu tivesse uma floresta inteira de tais juníperos”, São Francisco gracejava.”

E também, talvez, pela árvore constar no livro de 1 Reis 19: 4 e 5, ela fosse um nome de batismo que agradasse às famílias na idade média ou porque se o étimo em grego significa “repelir um inimigo”, proteção contra maus espíritos e doenças, o que também seria uma boa palavra para nomear alguém. Bem, aqui neste parágrafo acho que saí muito da risca, sendo melhor ficar só mesmo com a declaração de São Francisco de Assis sobre o Frei GINEPRO, na tentativa de defender meu “achismo” do nome do Frei ser o mesmo do da árvore.

A citação foi de “A loucura e as letras”, pág. 170, G K Chesterton.

Os artigos lidos:

Ginepro: proprietà, storia e utilizzi

https://www.bemzenmassagens.com.br/produtos/oleo-essencial-de-junipero-5ml/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Frei_Jun%C3%ADpero

Eu até achei esta página aqui com a etimologia GINEPRO, mas, não consegui traduzi-la: https://www.etimo.it/?term=ginepro

Foi por isso que a resposta do ODP em 01.02.26 foi origem incerta? Por estas vertentes: latim, grega e celta? (comparando o artigo https://origemdapalavra.com.br/palavras/gim/ com os demais apresentados aqui)

Muito obrigada!
Respeitosamente,

Ah, ia me esquecendo de um detalhe: enquanto lia na wikipedia que …”Algumas espécies de junípero são produtoras de excelente madeira, rija e duradoura, sendo esta conhecida como cedro. Entre estas espécies inclui-se Juniperus virginiana, cuja madeira é conhecida por cedro-vermelho, e Juniperus brevifolia, cuja madeira é conhecida por cedro-do-mato. Estas madeiras são frequentemente utilizadas em marcenaria, talha e estatuária. São particularmente conhecidas as peças de mobiliário com entalhes ou com gavetas feitas destes cedros, já que o seu odor é considerado como repelente de traças do papel, traças dos tecidos e outros insectos infestantes de materiais armazenados.” … pensei em alertá-los para quando for comprar móveis, atentarem para não adquirir os feitos com esta madeira, bom pelo menos, não para os cômodos onde ficam as traças! Elas são tão amáveis! A Tia Odete parece com elas? Ou elas com a Tia Odete?

Abraços,

Resposta:

Poliana cada vez mais culta e produtiva.

Muito agradecidos pela cooperação!

Origem Da Palavra