Etimologia & bate papo

Olá, prezados!

Esta figura aqui (e repetida ainda por cima!) até que terminou o livro do qual eu tirei estas palavras, ficando somente a lista para ir inserindo aos poucos aqui. Aliás, fiquei com uma impressão de que tão grande quanto o mar é o vocabulário naval! Um tesouro que só vendo!

Em uma das apresentações, perguntei sobre “teca” madeira utilizada no piso dos navios. Sendo seu nome Tectona Grandis. Com esta nova informação acrescentada, talvez mude a resposta. Desculpe,-me ter descuidado da roda do leme.

E mais uma vez, venho agradecê-los por enriquecerem minhas leituras com o transporte da etimologia. Pois ela nos ajuda a ver melhor o que poderia passar batido, p.ex.: o navio do livro chama-se Ferndale (e na LDP temos: pteridófitas + vale) a princípio estranhei: um vale de vegetação singrando no mar!? Mas, depois as ideias foram se lastreando no fundo da minha cachola: as pteridófitas são um grupo de plantas que não possuem “flor”, semente ou frutos (entre outras características). E qual o nome da personagem que vai morar neste navio? “Flora” de Barral. Consultando sua etimologia: Deusa romana da vegetação. Bem, tudo isso pode ser uma divagação… Mas, lembra que as pteridófitas não possuem flor? Logo, o Ferndale também não possui “flor”… Mas, sua “deusa” está ali … Mas, …

Até breve, capitães!
Preciso voltar para o meu posto (e agora, proa ou popa?! Bombordo ou estibordo?!). Esse negócio de nomear as coisas não é tão simples não…

Resposta:

Suba ao cesto da gávea para distinguir mais longe.

Origem Da Palavra