Etimologia de uma nova palavra (ou da terminação dela ao menos) [em português]
*) Pelúcia (já sei que o início da palavra tem a ver com pelo, que está, por lá, na Lista de Palavras… mas como se formou ou se originou a terminação da palavra em si?)
Inclusive, agora mesmo, acessei o Origem da Palavra para poder checar se, de fato, pelúcia e peruca são cognatas, já que, em espanhol, peruca é ‘peluca’, cognata de ‘peluche’, que é pelúcia…).
Ao que tudo indica, são, sim… ainda que peruca tenha sua origem controversa! Não é verdade?
A propósito: quais são os critérios e os processos, usados por vocês mesmos para poderem concluir que algumas palavras são de origens obscuras, que outras palavras são de origens controversas e que novas palavras são de origens duvidosas?
Sei que vocês realmente não chegam a essas conclusões do nada… porém, como funciona isso na realidade em termos de critérios e de processos?
É que fiquei um tanto quanto curioso e interessado nesse tópico da matéria de etimologia! Entendem-me bem de verdade?
Por favor, muitíssimo obrigado e um grande abraço!
Resposta:
Não sabemos de onde veio a terminação.
Naturalmente não temos critérios inventivos para dar nossas respostas. Infelizmente ainda não inventaram fórmulas para deduzir étimos. O que fazemos é consultar fontes sobre o assunto, muitas vezes em outros idiomas. Se uma delas disser que uma origem é desconhecida, repassamos a informação.