Formação da língua portuguesa

Olá, Doutor!

Vi em algum lugar (perdoe-me pela ignorância de não confirmar a fonte) que a língua portuguesa é uma das mais “distantes” (ortográfica, fonológica e sintaticamente) do latim, para o qual línguas como o italiano seriam mais próximas. Isso procede?

Afinal, que outras línguas ou dialetos influenciaram e influenciam nossa língua que a tornaram singular entre as demais línguas românicas? O doutor poderia dar alguns exemplos de palavras originárias dessas línguas?

Observação: Já li também que a presença constante de fonemas nasais na língua portuguesa deve-se ao contato com línguas célticas e com o francês. Verdade?

Resposta:

O Fábio, à sorrelfa, em linguagem clara e concisa, nos pede quase o mundo…

Isso mostra como ele gosta do noso assunto e como seu pensamento deseja se espraiar nas bases dele.

Para lhe responder, só escrevendo um livro. Ou dois: recomendamos “A Aventura das Línguas”, Hans-Joachim Störig, Ed. Melhoramentos e “A Aventura das Línguas no Ocidente”, Henriette Walter, Ed. Mandarim.

Note como livros de autores totalmente diferentes têm a palavra “aventura” no título. E com razão, pois eles contam uma fascinante aventura comum a todos os seres humanos.

É provavelmente verdadeiro  o que v. diz sobre os sons nasais. Há quem diga que o nosso “ão”, que parece ser só da gente mesmo (faça alguém de idioma espanhol dizer esse som, que você vai ver), teria vindo dos suábios, povos germânicos que andaram entre Lisboa e o Minho nos séculos V e VI.

Origem Da Palavra