Gratidão e sombras á parte !

Aos meus amados mestres ,embora tardia ,posto que deselegante ,venho humildemente agradecer ao elogio á mim dispensado ,por virem de pessoas honradas ,e,por não haverem palavras suficientes e significativas que me permitam agradecê-los com justiça e com o devido merecimento
, tudo que posso fazer é usar palavras disponíveis para retratar minha gratidão. Este opus é muito importante,ínclito e esmerado.
Muito conhecimento há aqui ,e como já declarei em outras ocasiões ,que tenho dileção pelas burlescas redarguições!
Com todo o carinho e de coração eu agradeço, e para sempre minha gratidão será estendida!
Bom ,agora vamos ás sombras:em tempos idos,ainda com o tom chocolate ,disse algo como:existem pessoas que me fazem pensar se são inteligentes blefando ou se são imbecis falando sério .creio eu, que os amados lidam muito com os caetanovelozistas e não deve ser com certeza nada fácil lidar com este q.i superlativamente superior e extra-galático! Agora cá p’ra nós, “ignóbil” ultrapassou o limite da conveniência até para os caetanistas ,mas,não vamos negar que é uma eufonia !
Para não perder minha in-nata intromissão ,não vou me furtar em ficar silente! no dia 8 alguém perguntou o étimo de “Desbiose” e a resposta se não engano foi: “talvez seja um termo novo”.na verdade a pergunta não foi bem formulada !este prefixo latino “Des”exprime a ideia de separação .a palavra correta seria “Disbiose” ,e mesmo em latim ás vezes se usa este”Dis” no mesmo sentido de separação.em se tratando de microbiologia ,se trata de termo médico ,e no caso este “Dis”não é termo latino ,mas grego .”Dis” pode ser dois ou dificuldade[descontrole] ,no caso “Disbiose” é:Dis=dificuldade+Bio=vida+ose =doença .o termo na verdade é usado para diagnóstico de descontrole das floras bacterianas do trato digestivo !o sufixo “ose” não está somente ligado á doenças virulentas,mas é também usado para as não ,ex:tromb*ose ,arterioscler*ose etc.Eu entendi a dificuldade na resposta por em geral são feitas perguntas de palavras usadas no idioma português tendo seu étimo muitas vezes híbridos ,latim e grego,indígena etc. mas é importante frisar que termos ligados á nomes científicos são exclusivamente gregos ,e na medicina com maior razão!
fico por aqui muito honrado e grato por existirem ,pois meu pai[de abençoada memória]e eu, falávamos muito sobre étimos pelo vasto conhecimento dele por ter sido um exímio cientista !e agora eu tenho meus amados mestres para enobrecer a memória de meu saudoso pai [de abençoada memória].Felicidades,saúde e paciência !”ignóbil foi p’ra fechar com chave de ouro”.

Resposta:

É sempre um prazer receber um texto de tamanha verve e sabedoria, para não falar do humor que o perpassa.

Sim, nós sabíamos o significado dessa palavra (desbiose) e deduzimos sua origem. Mas, ao fazermos a pesquisa em vários idiomas, nada encontramos sobre a origem. E nós nunca apresentamos uma origem que não tenhamos confirmado em outros textos. Daí termos confessado humildemente nossa incapacidade.

Como sempre, agradecemos sua colaboração.

Origem Da Palavra