Muita bioquímica, mas não só ela

Oi! Em primeiro lugar, fico muito grato por este maravilhoso site existir!
Eu sei que existe um limite de 6, seis, palavras por dia. Portanto, estarei conciente de que vocês não colocarão a etimologia de todas as palavras deste post até uma determinada data, já que há mais de seis. (Eu presumo isso porque já vi casos semelhantes em outros posts, mas não sei se isso ainda continua válido. Então, caso vocês discordarem disso, compreenderei 100%, e não mais farei posts a pedir mais de 6 etimologias. Além disso, qualquer crítica será bem-vinda; quero facilitar o trabalho de vocês!).

Aí vão elas:

1- Bócio 2- Lipofuscina 3- Cantaridina 4- Acne 5- Catestatina 6- Morfina 7- Citrato 8- Inulina 9- Hipúrico 10- Etacrínico 11- Tiazídico 12- Fármaco 13- Furosemida 14- Oxalato 15- Amilorida 16- Espironolactona 17- Triantereno 18- Tabética 19- Atonia 20- Autacoide 21- Haxixe

E a 22- Default (palavra inglesa).

Resposta:

Caro leitor, agradecemos sua polidez e atenção.

Responder a um número grande de palavras ao longo de vários dias é bem mais trabalhoso para nós do que receber esse máximo de 6 por dia.

Destarte, hoje vamos lidar com as 6 primeiras e solicitar, se não for muito incômodo, que nos vá enviando os outros grupos a cada dia, pode ser?

a. Do Latim BOCIUS, “tumor”, embora haja controvérsias.

b. Do Grego LIPOS, “gordura”, mais o Latim FUSCUS, “escuro, amarronzado”.

c. Do G. KANTHARIDES, o nome de um inseto que produz uma secreção muito tóxica.

d. Do Grego AKNÁS,  um erro de cópia de AKMÁS,  “erupção da pele”.

e. Sabemos o que é, mas não pudemos confirmar nada sobre a origem.

f. Do deus grego MORPHEUS, devido à sua capacidade de induzir um estado sonolento.

Origem Da Palavra