ói nóz aqui travez

Palavras: laico , leigo

Olá! Ausente mas não excluída! Sinto falta das nossas conversas mas…
Queria saber se DOPAMINA, dopado e “dopping” tem alguma ligação etimológica, pois apenas lógica me parece que tem. Algum acúmulo de ideias me fazem perguntar: se IMEDIATAMENTE é “logo”, ablativo de locus, como LUGAR tb vem de localis, de locus? E a ligação entre Logia (de estudo) e logo (rápido)? E LEIGO, da Latim laicus, como se diferencia de LAICO em Portugues e não em Latim?
É que se diz que o Brasil é um país LAICO, ou seja, a religião não pode interferir na governança (com tanto feriado religioso…).No entanto LEIGO, talvez erroneamente usado, se diz daquele que não sabe algo dentro do assunto. Exemplo: não sou advogada então sou leiga (no assunto). Mas se não sou médica seria tb leiga? Estranho…Mas não sou ignorante da Lei. Enrolei muito?
Abraços para todos (e minha amiga Lary).

Resposta:

Vamos ver.

1) “Dopado” vem de DOPPING , que vem do inglês americano “líquido espesso, molho, suco”, do Holandês DOOP, “molho espesso para mergulhar a comida”. Começou a ser usado em referência a “droga, drogar pessoa ou animal” através do uso de fumar ópio em mistura pastosa.

Já “dopamina” nada tem a ver; o nome deste aminoácido vem das iniciais de “dioxifenilalanina”.

2) E aí começa o rolo. Você deveria doar seu cérebro à Ciência (em vida) para que esta entenda essa capacidade especial. Poderia ser uma arma sensacional, espalhar Vapor de Rolo no ar para que um exército começasse a usar suas armas contra si mesmo, por exemplo.

Desde quando ‘IMEDIATAMENTE  é   “logo”, ablativo de locus’? “Logo” pode ser usado como “imediatamente”, mas não é a mesma coisa nem tem a mesma origem. O ablativo (como estamos sabidinha!) de LOCUS é LOCO, como se vê na bem conhecida expressão IN LOCO, “ali, no lugar”.

3) A ligação de -LOGIA e “logo” não existe. Aquela  vem do Grego LOGOS, “estudo, palavra” e o advérbio vem do LOCO de que falamos há pouco, numa troca de espaço por tempo.

4) “Laico” é uma forma erudita e “leigo” é vulgar; ambas vieram do Latim LAICUS, do Grego LAIKOS, de LAON, “povo”.

Verdade é que não dá para entender que haja separação entre Estado e Religião com tantos feriados de uma só religião, Emília.

Dizer que “leigo” é alguém que não entende de um assunto está correto: Tia Odete se declara leiga em matéria de automóveis, por exemplo, pois ela parou de reparar neles quando Ford lançou seu Modelo T.

Sim, enrolou muito!

 

Origem Da Palavra