Origem da palavra 2

Exemplo de palavra que é utilizado o “rum” e eu a uso com “rium”

Maleficarum

Algumas vezes uso á como Malleficarium, com dois L, isso implica em algum sentido para a mesma? ou é mero visual?

No caso de Emporium, poderia se usar o “rum” e manter o sentido? pra min ficaria ruim no sentido sonoro da palavra.

Considerando que “rium”, pode ser um sufixo referente a local de trabalho, ele também pode ser usado como “rum” tendo o mesmo sentido?

Não entendo o por que, mas eu criei uma palavra usando o “rium” e pelo que pesquisei na época que criei a palavra, o sentido de “rium” era : Aquele que aprecia algo, ao mesmo que eu sabia que não era exatamente isso que significava, eu apenas queria usar esse “sufixo” para montar a minha palavra.

Por que para min a palavra ficaria legal visualmente na escrita, ao mesmo que de alguma forma daria um sentido mesmo sem ter.

No caso da palavra que “montei” eu usei um “radical” em Inglês com este “sufixo” em Latim. Com base na forma de se formar palavras em Português.
Não gostei de como a palavra ia ficar totalmente em Português e não sou um perito nisso.
Foi apenas por gosto e de forma leiga.

Resposta:

Não havia ficado claro para nós que você se referia a palavras em Latim. São tão raros os usuários desse idioma hoje, fora do Vaticano!

Atente para um fato: palavras apresentam só uma forma. E esta nem sempre é definida pela sonoridade agradar ou não. Assim, escrever MALLEFICARIUM é simplesmente escrever errado. E as palavras mantêm seu aspecto formal exatamente para serem compreendidas por todos, que se verão perdidos ao verem uma delas fugindo aos padrões que as definem.

Quanto ao final RUM que você cita, ele não é um sufixo. Na verdade, trata-se de -ARUM, a desinência do genitivo plural para MALEFICIUM, que quer dizer “crime, dano, prejuízo”; desta forma, MALEFICARUM significa “dos crimes, etc”.

Sempre damos um conselho: criar palavras é um processo longo e espontâneo. Tentativas individuais esbarram na necessidade de ter que explicar a formação e significado do temo, o que vem em detrimento do texto.

Origem Da Palavra