origem das palavras
Boa tarde pessoal!
Dessa vez gostaria de saber a origem das seguintes palavras:
1. alabar;
2. Badalada/badalar/badalação/badalo;
3. Balada e
4. Explicação de um movimento estranho: Vê-se muito a diminuição das palavras na língua, mas é comum também o aumento delas como percebo no coloquial por exemplo com a palavra esfolar que é o correto, mas já vi minha avó falar escafolar e até escafoletar? Que movimento doido é esse? Não parece contraditório com o curso natural?
5. E Por último uma última questão também com a comparação com o coloquial: Vê-se muito a movimentação das palavras, pela substituição de fonemas parecido: de l para r, de au para ou, etc. Mas de v para r como já ouvi dizer em vez de vai dizer “como rai?”. E do bom para o bão?… Mistérios da língua portuguesa.
Abraços!
Resposta:
Salve, amigo Caio.
Do Latim ALAPARI, “vangloriar-se, jactar-se”. Todas do Latim BATTUACULUM, de BATTUERE, “bater”. Do Provençal BALLADA, “música para dançar”, do Latim BALLARE, “dançar”.O curso natural de um idioma não tem lógica aparente. Ocorrem modificações seguindo alterações de pronúncia a todo momento. Elas só não se mostram mais frequentes porque a escrita lhes diminui a fixação no idioma.