Ortografia e Etimologia

Prezados,

Preciso de ajuda!

Estou estudando ortografia com muitas dificuldades com as várias regras quanto à grafia das palavras e, principalmente, com as muitas exceções a essas mesmas regras.

O problema que eu acho que vocês podem me ajudar é o seguinte: para aprender eu preciso muito saber o porquê das coisas, o motivo pelo qual essas regras existem e suas exceções, todavia, até agora só descobri que isso ocorre por razões etimológicas, razão inclusive que me levou a algumas consultas neste site.

Minhas perguntas são: o fonema /s/ pode ser escrito com s, ss, sc, sç, z, c, ç, x, qual a razão etimológica para isso? Como sei se uma palavra é de origem árabe, africana ou tupi, para grafá-la com “j”, tem alguma regra para isso? O “x” costuma ser utilizado em palavras iniciadas com “en” e “me”, isso tem a ver com a origem? Por que a letra “s” é utilizada em palavras que designam origem, profissão, estado social e títulos de honra? Por fim, o fato de tanto a letra “x” quanto à letra “s” serem utilizadas após ditongos é explicado pela etimologia ou fonologia?

Desculpem a quantidade de perguntas, mas é que situação está feia, faz tempo que estou travado nessa matéria e não sei nem metade das razões para terem tantas regras.

Desde já agradeço.

Resposta:

Prezado Renan, vemos que você se encontra numa situação bastante atrapalhada.

Uma das razões para isso é que as palavras muitas têm um comportamento meio semelhante à Biologia, onde temos tantas variantes e exceções. Há muito dizemos que elas são vivas, pois nascem, muitas vezes se reproduzem e morrem, embora numa escala de tempo mais longa que a das pessoas.

Quanto ao som do “S”, as diversas apresentações dele dependem realmente da origem da palavra considerada, não podemos ensinar uma regra aqui. Isso serve para demonstrar a utilidade da nossa matéria.

Não há regra para saber de que nacionalidade vem uma palavra apenas por olhá-la.

E assim segue… Suas perguntas são pertinentes, mas a conclusão é de que não podemos enquadrar o idioma em tabelas. É uma pena, pois isso facilitaria o estudo.

Origem Da Palavra