os cães e o leque

Recentemente adquiri uma cadelinha da raça PINSCHER que está fazendo compania para minha outra cadela MESTIÇA. Minha esposa deu com seu LEQUE em minha cabeça me chamando de BRUTO por ter pego a cadelinha de forma BRUSCA.
A pancada ativou meus neurônios e me trouxe até aqui para saber a origem das palavras que estão em CAIXA ALTA no texto acima.
E por falar em caixa alta, sei que não é o foco aqui, mas… porque “caixa”? o que a caixa tem a ver com isto? rsrss

Resposta:

1) Usado desde 1926, do Alemão PINSCHER, talvez do Inglês TO PINCH, derivado do Latim PUNCTIARE, “perfurar”, devido às orelhas cortadas.

2) Do L. MIXTICIUS, “de raças diferentes”, de MIXTUS, “mesclado, misturado”.

3) Feita pelos portugueses a partir das ilhas chamadas Léquias, no Oriente distante. Inicialmente era um adjetivo: a ventarola era chamada de “abano léquio”, caindo em desuso depois a palavra inicial.

4) Do L. BRUTUS, “estúpido, grosseiro, pesado”. Inicialmente tinha o significado de “referente aos animais”.

5) Do Italiano BRUSCO, “súbito, duro”, do L. BRUSCUM, o nome de um arbusto espinhoso usado para fazer vassouras.

6) Coisa de tipografia. Num conjunto de fontes para imprimir, as letras maiúsculas eram guardadas numa caixa situada mais alto que as outras.

Em Inglês são usados os termos UPPER CASE e LOWER CASE para maiúsculas e minúsculas, respectivamente.

Permita-nos um conselho doméstico: doravante trate melhor seus animais e peça à sua esposa que faça o mesmo com você, pois não queremos perder alguém que escreve tão bem.

Sugerimos dar sumiço nesse leque tão pesado e comprar condicionadores de ar. Não compre ventiladores porque podem ser mais perigosos ainda do que leques.

Origem Da Palavra