Palavra “embalagem” e “bala” (doce).
Olá!
Como Instrutor de Tiro, aprendi que a etimologia do termo “embalagem” é um pouco mais complexa, tanto no francês quanto no português, sendo uma terminologia militar do século XVII.
Quando as armas de fogo eram de carregar pela boca, as balas (projéteis) tinham diâmetro menor do que o calibre da arma, ficando com certa folga para facilitar o carregamento, porém, isso reduzia sua precisão e potência.
Para minimizar o problema, as balas eram envoltas em tecido, papel ou couro, permitindo entrarem mais justas nos canos das armas. O envoltório das balas dos mosquetes era denominado “embalagem”. Posteriormente, o termo foi estendido a qualquer embrulho ou pacote.
Daí também derivou o termo “bala” empregado nos doces embrulhados com papel.
A “embalagem”, em seu sentido militar, tornou-se obsoleta em 1840, quando o capitão francês Claude Minié inventou a bala de base oca. A bala Minié tinha diâmetro inferior ao calibre da arma no momento do carregamento, porém, sua base oca se expandia com a pressão do tiro, ajustando-se perfeitamente ao cano.
Resposta:
Lidar com esse ramo técnico é complexo. E certamente o torna uma pessoa extremamente observadora dos protocolos de segurança no manejo de armas, dos quais somos extremamente observadores.
As origens das palavras que você cita se encontram em nossa Lista de Palavras.