Pergunta #10022

Bom dia!
Sou professora de português e estou montando com meus alunos uma enciclopédia de Valores humanos. Entre outras pesquisas, vamos citar as origens das palavras e estou com dificuldade em encontrá-las, pois não possuo dicionário etimológico. As palavras são amor, alegria, bondade, companheirismo, gratidão, honestidade, fidelidade, justiça, verdade, ética, disciplina, paz, autoconfiança, autocontrole, autoestima, carinho, delicadeza e gentileza. Obrigada.

Resposta:

Boa tarde. Estamos muito honrados em receber uma professora em nosso site.
Devemos avisá-la, no entanto, que nossa religião não permite responder a mais de 7 palavras por dia; assim, as respostas não virão de uma só vez.

1) Latim, AMOR.

2) L., ALACRITAS, “alegria”, de ALACER, “vivaz, bem-disposto”.

3) L., BONITAS (acento no “o”), “bondade”, de BONUS, “bom”.

4) L., COMPANIO, “camarada, companheiro”, literalmente “aquele com quem se pode repartir o pão”, de COM-, “com”, + PANIS, “pão”.

5) L., GRATITUDO, de GRATUS, “o que agrada”.

6) L., HONESTAS, de HONOS, “honra”.

7) L., FIDELITAS, de FIDES, “fé, confiança”.

Origem Da Palavra