Pergunta #1012
Amado Mestre.
Estava tendo visões com relação a milésima pergunta. Eu sabia que seria a Patty, pois minhas ondas extras-sensorais, aliadas a tecnologia de ponta, com utilização de satélites, apontavam justamente para ela. Muito me alegrou em saber que minha previsão estava correta.
Falando sobre previsões, de onde surgiu “passado”, “presente” e “futuro” ?
PS. Quero acrescentar que V.Sapiência já está imortalizada em nossos corações, e como Diácono de 1º GRau da IEU solicito a “Ordem Maior” para formação de outros membros.
Resposta:
Rebebes:
Espantoso o que os seres humanos conseguem fazer com satélites artificiais e outras traquitanas. Daqui a pouco vou aposentar as minhas antenas de traça e usar um par de parabólicas na cabeça.
Agradeço a confirmação de minha imortalidade. Parecia-me mesmo que essa iniciativa deveria ser tomada pelo clero, não por mim.
Desde já o Sr. é Portador da Ordem Maior para Formação de Outros Membros (POMFOM), com tal que estes aprendam a enviar o dízimo para minha humilde pessoa.
Como tal, o Sr. tem autorização para usar uma túnica de seda roxa longa, arrastando pelo chão, com faixa abdominal amarela e dragonas douradas.
“Passado” vem do Latim PASSARE, “caminhar, passar”, de PASSUS, “uma passada”. Adquiriu mais tarde o sentido de “terminado, feito, deixado para trás”.
“Presente”: do Latim PRAESENS, “estar ali, trazer alguém à frente de outrem”, do verbo PRAEESSE, “estar à frente”, de PRAE-, “à frente”, mais ESSE, “ser, estar”. Adquiriu a conotação “este momento” a partir de mais ou menos 1500.
“Futuro”: do Latim FUTURUS, “o que vai ser”, particípio futuro supletivo irregular do verbo ESSE, “ser, estar”.