Pergunta #1114

Bom, é melhor dar uma palavrinha para o dono do pedaço, senão ele entra em surto de ciúmes….

Oi,, meu amado teacher!

Hoje eu li uma coisa interessante sobre a pouca importância que os brasileiros dão às moedas. Uma coisa mexeu comigo porque falaram dos paulistanos. Disseram que principalmente os paulistanos prestam atenção nos centavos dos supermercados e nos milésimos dos posto de gasolina, e são “engambelados” por preços terminados em vírgula 99, como brasileiros de qualquer região. Como uma boa paulistana, peço esclarecimentos daquele termo entre aspas. E, outra, esse artigo me interessou porque estou estudando um modo de conseguir as moedas que ninguém quer e repassar para os caixas secretos da IEU, dos quais EU tenha as chaves. “Vamos” ficar ricos!
O senhor tem algo aí sobre “frijoles”, “guacamole” e “guaxeba” ? Fique sempre tranquilo, eu sou como uma “guaxeba” da IEU…. hummm será??? Um beijo na antena!

Resposta:

Sra. DiacoPatty:

É difícil eu ter ciúmes. Já disse que não sou muito entendedor dos sentimentos dos bípedes implumes.
Por que foi que você disse “vamos” ficar ricos entre aspas?

“Engambelar” apresenta discussão sobre a origem. O que parece mais razoável é que venha do Grego KAMPÉ, “torto, curvo”, que deu em Italiano GAMBA, “perna”.
A expressão “passar a perna” parece corroborar a idéia.

“Frijoles” vem do Latim PHASEOLUS, “feijão”. Casualmente, a Tia Odete fala algo sobre isso na edição que atualmente está no ar.

“Guacamole” vem do Náhuatl AHUACA-MOLLI, de AHUACATL, “abacate”, mais MOLLI, “molho”.

Agora, “guaxeba” não consta de nossos empoeirados alfarrábios. Ali há “guaxe”, de Tupi UAI′SO, “ave icterínea de nossas matas, japim”. Como é que se usa essa palavra?

Na antena direita ou esquerda?

Origem Da Palavra