Pergunta #1136
Bom dia!!!!
Nooooosssa, quanto tempom hein!! Uma semana parece um século!!
Faltei ao cultos semanais, mas já retornei,por favor, sem broncas!
Então, as antenas vão bem?
Sabe que é? É que fiquei vagando por aí à procura de ingredientes de alto padrão de qualidade para a ceia natalina que o senhor encomendou. Precisei fazer orçamentos, pois os produtos serão todos exportados de Queensland, o lugar mais próximo onde os encontrei. Não pagarei o frete, aí sobrarão recursos para a sobremesa! Recursos sobrados + montante da Lúcia + dízimos dos membros da IEU… olha! O senhor vai engordar essas antenas prá valer!
A Delicadeza se enganou ali em baixo! Ela conseguiu 2 minutinhos DEPOIS das 8:00 e não antes…. rsrsrsr
Bom, tenho um punhado de palavras hoje:
“Et inhorresco”, “Et inardesco”, “pressuroso e pressuposto” ( que significa este sufixo pressu?), “encomiástico” (aliás, temos que agendar as seções -com ç?- encomiásticas na IEU!), “apologético”, “helenístico”, “taumaturgo”…Ah, por que palavra “personagem” é feminina? Por hoje é só!
Hoje trouxe-lhe uns canapés, se quiser pode dar um (um só!) prá Lúcia, prá Delicadeza, p/ o Rebebes, Selminha, Tânia… um só… que eles se virem!
Ah, professor, o que é ser um fortíssimo pistolão? Era uma indireta??
Inté!
Resposta:
Pattyhexaconisa:
Hexa por quê? Em todo caso, se você o diz, é porque é.
Para que não haja broncas pela demorada ausência de tão importante pessoa em nossa hierarquia, seus dízimos deverão ser elevados e pagos sob a forma de canapés.
As antenas já estavam murchas, pensando que ninguém mais se importava com elas. Mas agora estão mais esperançosas.
Oba! Espero que cheguem logo esses recursos e delícias para roer, que ando mais magro que um graveto.
Hoje vejo que você está decidida. Então vamos trabalhar:
ET INHORRESCO: “e me arrepio, tenho medo, horrorizo-me”.
ET INARDESCO: “e ardo, me inflamo, acendo-me”. De onde você tirou estas?
“Pressuroso e Pressuposto”: aqui você conseguiu um exemplo muito interessante de semelhanças que podem induzir a enganos.
O PREfixo (não SU) PRESSU faz parte da primeira palavra, e vem do Latim PRESSIO, “pressão”, que leva uma pessoa a ter “pressa” no que faz. Mas o início da outra palavra vem do prefixo PRAE-, “antes”, mais SUPONERE, “supor”: “supor antes do tempo, antes da prova”.
“Encomiástico”: do Latim ENCOMIUM, “elogio, loa”, do Grego ENKÓMION, “discurso ou canto em louvor”, de EN-, “em”, mais KOMOS, “celebração”.
“Apologético” – nada a ver com Apolo, não. Do Latim APOLOGIA, do Grego APOLOGÍA, “falar em defesa de”, de APOLOGEISTHAI, “defender-se falando”, de APOLOGOS, “conto, história”, de APO-, “de, fora”, mais LOGOS, “fala”.
“Helenístico”: de HELLENOI, uma tribo que acabou denominando a região e os povos da Grécia.
“Taumaturgo”: do Grego THAUMATOURGÓS, “aquele que espanta os outros por meio de milagres, mágico”, de THAUMA, “mágica, milagre”, mais ERGON, “trabalho”.
A palavra “personagem” é um substantivo de dois gêneros. Você pode tanto usar o artigo masculino como o feminino.