Pergunta #1147
Estipêndio
Compêndio
Arte
Aproveitar
Experiência
No momento, pode parecer incrível, mas, sem comentários…
Boa Noite! E obrigada! A etimologia destas palavras é caso de vida ou morte, hein! Lembranças apertadas às suas antenas aclamadas! (rimou!)
Resposta:
Patty:
“Estipêndio”: do Latim STIPENDIUM, “imposto, pagamento, presente”, de STIPS, “esmola, pequeno pagamento”, mais PENDERE, “pesar”.
“Compêndio”: do Latim COMPENDIUM, com o sentido inicial de “o que é pesado junto”, de COM-, “junto”, mais PENDERE, “pesar”. Depois assumiu o sentido de “resumo”.
“Arte”: do Latim ARS, “arte”. De uma fonte Indo-Européia AR-TI-, onde AR- é “encaixar, unir, ajustar” (gerou “articulação”, “armar” e várias outras). Fazer arte de qualquer tipo é encaixar harmoniosamente várias partes diferentes.
“Aproveitar”: de “proveito”, que vem do Latim PROFECTUS, particípio passado de PROFICERE, formado por PRO-, ” a favor”, e FACERE, “fazer”. Ou seja, “fazer algo por alguém”.
“Experiência”: do Latim EX-, “fora”, mais PERITUS, “testado, conhecedor, aquele que sabe”, do verbo EXPERIRI, “testar, examinar”. Com o tempo, adquiriu o sentido de “sentir, passar por”.