Pergunta #11723

Bem, eu ñ publiquei a pequena pesquisa em lugar algum, mas vou postar aqui, assim, se algum dia alguém tiver a curiosidade (me corrijam se eu estiver enganado em algum ponto):

Betelgeuse: O nome original em árabe mais antigo registrado é Yad al-Jauzah, que significa “A Mão [daquele que está] no Centro”, porém, durante a Idade Média e Renascimento, o nome passou por diversos erros de tradução e transliteração (“Bat Al Jauzah”, por exemplo), dando origem ao atual “Betelgeuse” que possui variações em diversas partes do globo. Um dos outros nomes dessa estrela que é mais utilizado é Al Mankib – “O Ombro”.

Rigel: Em árabe chamada de “Rijil Jauzah al Yusra′” – “O Pé Direto [daquele que está] no Centro”, expressão abreviada para “Rijil Al-Jabbar” – “O pé do Gigante”, e depois apenas para “Rigel”. Também chamada, embora ramente, de Algebar ou Elgebar.

Bellatrix: Termo latino dado às mulheres guerreiras, é uma tradução frouxa do título original da estrela: “Al Najid” – “O Conquistador”, uma referência, talvez, ao próprio Orion; essa estrela também recebe títulos como “A Guerreira” e “A Estrela Amazona” (na mitologia grega as Amazonas eram guerreiras que cortavam um dos seios para manejarem melhor o arco, e daí a palavra “Amazona”: “A” + “Madzós”, que significam “sem” e “seio”).

(CONTINUA)

Resposta:

Muito bem. Aposto que poucos sabiam que a Astronomia trazia consigo este tipo de interesse.

Origem Da Palavra