Pergunta #11748

Epa! Peraí! Está faltando explicar o principal, por favor: como é que putta veio dar em menina, hein, hein? Qual o caminho tortuoso seguido por essa palavra? Ah, fiquei mordida com isso!
As palavras para o gênero masculino são sempre lisonjeiras, pois eles mandaram até o meio do século passado. Assim como as leis os beneficiaram, donos que foram dos direitos todos e das decisões todas até pouco tempo atraz.Com Z. Para o gênero feminino as denominações são o retrato do medo que os homens tem de nós.Do corpo feminino. E não estou mais com febre. Haja vista o tanto de religião e seita escondendo a mulher, sem a qual não podem viver,como se fosse ordem divina. Medo, isso sim! É o que sentem de nós!Putta é menina, ora vejam!Que nome então se poderia dar à puta de fato? Mãe?
Estou pulando nas tamancas!

Resposta:

Calma, desça das tamancas e respire fundo. Tome um chazinho aqui. Agora abane-se e seque o suor com este lenço de alcobaça. Largue o dacão de cozinha, entregue aqui, vamos.
Não confunda etimologia com maus costumes sociais.

PUTTA era uma palavra que queria dizer “menina, moça, rapariga”, tal como PUTTO queria dizer “menino”, ambas relacionadas a PUER, “menino”.
Em Portugal, aliás, se mantém o significado para “meninos”.
Provavelmente o uso começou como eufemismo, como quem diz hoje “rapariga” ou “dama” referindo-se a uma praticante da difícil profissão. O que mostra que a vida desta palavra começou com perfeita inocência.

Cumpre lembrar que PUTTI é o nome dado em pintura e decoração aos menininhos vestidos à Cupido e que aparecem em muitos quadros da Renascença.

Melhorou um pouco?

Origem Da Palavra