Pergunta #11798
“Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido capaz de ouvir e de entender estrelas.” – Já dizia Bilac Continuando com as dúvidas desse post sobre etimologia/astronomia: “cometa” e “luneta” por favor? E sobre os trechos a seguir: Algo a refutar?
ASTROLÁBIO – Do grego “Astrón”, (estrela), + “Lambanéin”, (tomar), num sentido de “adquirir”, “vir á conhecer”, “tomar nota”. O termo grego, “Astrolabos”, passou pelo latim “Astrolabius” até chegar ao português. ZÊNITE – Ponto mais alto da abóboda celeste estabelecida pela vertical de um ponto na Terra. Do Árabe “Samt”, encurtamento da expressão “Samt Ar-Ras”, literalmente “o caminho sobre a cabeça”, no sentido de “o ponto mais alto do céu”. Com o tempo, o S de Samt adquiriu um som de “Z”, pronunciando-se “Zâm[i]te”, que evoluiu até “Zênite”. EFEMÉRIDES – Espécie de registro cronológico usado por astrônomos/astrólogos, que contém os principais eventos celestes (posições, horários, áreas, datas) que ocorrerão no período subsequente. Do grego “epheméros”: “diário, diariamente”, de “hemera”: “dia”, como em “hemeroteca”; a palavra em portugês “efêmero” também vem de “epheméros” e é o adjetivo para o que dura pouco tempo (no sentido de que dura apenas um dia). E novamente, meu muito obrigado =D
Resposta:
1) Do Grego KOMETES (ASTRON), “(estrela) de cabelos longos”, de KOME, “cabelo”, devido à aparência de um cometa.
A constelação de COMA BERENICES, “a cabeleira de Berenice” deve seu nome a que Berenice II do Egito cortou seus cabelos e os colocou no altar de Afrodite, em agradecimento por ter seu marido voltado vivo da guerra.
A deusa gostou tanto que colocou no céu a oferenda, transformada numa constelação.
2) Do Latim LUNA, “lua”. O nome se aplicou a objetos que se constituíssem de partes redondas ou em meia-lua.
O demais, como sempre está corretíssimo.