Pergunta #11879

Peraí, professor! Explique melhor, por favor, esta história de “congresso” aí! Como assim pode ser tanto “encontro entre amigos” quanto “encontro entre inimigos”? Poderia dar um exemplo do segundo uso? Por que as pessoas precisariam de uma palavra que pudesse significar tanto uma coisa quanto outra? E quando a palavra passou a significar “reunião de peritos em determinada matéria para tratarem do que a ela interessa”?

Fiquei encucado…

Resposta:

Este aluninho é mais esperto do que parece. Fez uma boa pergunta.

Dou-lhe um exemplo de uma situação parecida: em Inglês, HOST quer dizer tanto “anfitrião” como, por estranho que pareça, “hóspede”, do Latim HOSPES, do Indoeuropeu GHOSTIS, “forasteiro”.

Parece que os romanos estavam pouco criativos quando perceberam que um GRADUS, “passo” tanto podia ser dado em direção a outra pessoa para a abraçar ou para lhe dar uma cacetada, daí o uso que eles davam a CONGRESSUS. Observe que há muito o sentido guerreiro da palavra não se usa mais.

O sentido de que v. fala para “congresso” derivou provavelmente do de “reunião de representantes” de que falamos na outra resposta.

Origem Da Palavra